PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 34114 > DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE PROJETO DA FAB PREVê PLANTIO DE 88 MIL áRVORES EM GUARATINGUETá (SP)

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Projeto da FAB prevê plantio de 88 mil árvores em Guaratinguetá (SP)

Publicado: 2019-06-05 09:00:00
SEMEEAR teve início em 2016 e já chegou a mais de 60 mil mudas plantadas de diversas espécies da Mata Atlântica

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) ocupa uma área de 10 milhões de metros quadrados em Guaratinguetá (SP). Para preservar o meio ambiente local, a unidade tem, desde 2016, uma iniciativa de reflorestamento que já alcançou o número de 62 mil mudas plantadas. Chamado de SEMEEAR, o projeto tem como objetivo chegar a 88 mil mudas de diversas espécies arbóreas da Mata Atlântica, ação que contribui para a recuperação do bioma.

O trabalho de plantio, para atingir a meta, deve ser retomado no segundo semestre deste ano, quando as mudas já plantadas estiverem mais fortes. “Após as etapas de combate a pragas e do processo de plantio em si, temos a fase de manutenção, com adubação e replantio das espécies que não resistiram”, explica o coordenador do projeto, Capitão da Reserva Celso Molinari.

As mudas foram dispostas desde o espaço situado ao lado do Hotel de Trânsito da Escola até o limite da área de treinamento militar. O SEMEEAR também prevê o plantio de espécies de árvores nativas para a preservação da mata ciliar do Ribeirão Guaratinguetá, fonte abastecedora de água potável da EEAR e das regiões adjacentes.

A atividade está em concordância com o Plano de Logística Sustentável, lançado pela FAB no fim do ano passado, que tem o objetivo de contribuir para a conscientização do efetivo, além da manutenção e preservação da natureza. O Plano apresenta diretrizes estratégicas para o uso racional dos recursos naturais e bens públicos e cada Organização Militar deve elaborar suas ações para atingir os índices esperados.

Livro mostra habitantes alados na mata

O mesmo responsável pelo projeto SEMEEAR foi o idealizador do livro intitulado de “Avifauna”, que mostra, por meio de fotos e textos, cerca de 100 espécies de pássaros que habitam a área da EEAR. “O livro traz uma amostragem de uma das riquezas ornitológicas da EEAR, onde também se espelha a preocupação da Força Aérea em desenvolver projetos voltados para a defesa e a preservação ambiental, cujo objetivo maior é o zelo para com o nosso tesouro ecológico”, explica o Capitão da Reserva Molinari.

De acordo com o Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, a EEAR atua constantemente na preservação dos seus 10 milhões de metros quadrados de natureza exuberante. “Este livro materializa a integração entre a fauna e a flora que compõem o Berço dos Especialistas”, comenta o oficial-general.

Fotos: EEAR